UFRN vai criar liga universitária de LoL
Alyson Matheus, professor do Instituto Metrópole Digital da UFRN, revela que a instituição vai participar do eSport. “Vamos criar uma liga de eSport na UFRN, onde os atletas tenham que ter uma nota mínima nos estudos para permanecerem na equipe. O que vai auxiliar na educação deles.” Ele conta que vários dos alunos do Instituto disseram que se empenhariam em tirar notas mais altas para participar de uma equipe.
Serão criadas duas bolsas de extensão para que alunos possam organizar competições para outros alunos. A liga terá times onde pelo menos dois jogadores sejam, alunos, funcionários ou professores da UFRN. Inicialmente, os times serão apenas de League of Legends. Alunos de qualquer nível e curso poderão participar. O professor explica que o objetivo não é financeiro, ou lucrativo. “ Queremos criar uma plataforma acadêmica. Temos uma aluna de mestrado de psicobiologia, pesquisando o comportamento dos jogadores de League of Legends e outros dois de TI, pesquisando a relação de teclado e mouse com jogadores. Queremos criar essa liga para começar a pegar dados para essas e outras pessoas que queiram pesquisar sobre esportes eletrônicos.”
Ele diz que não vão trabalhar com computadores de ponta, nem dar prêmios enormes, mas vão buscar patrocínios e doações para premiar os vencedores das competições. Outro objetivo de criar a liga Universitária é dar oportunidade de treinar dentro da UFRN e melhorar os times locais. Trabalhar o lado competitivo e participar também dos eventos fora da Universidade.
A estrutura da liga não está montada ainda, mas o projeto já está aprovado e em andamento. As máquinas estão sendo adaptadas para os jogos e nas próximas semanas, afirma ele, tudo vai estar pronto. Os jogadores de fora que quiserem participar devem ser convidados por alunos da UFRN.
O Instituto Metrópole digital, da UFRN, atua em diversas frentes. Na área técnica do ensino médio, abriu edital, esse ano, para 1680 vagas. Em 2016 também começou a graduação em TI com ênfase em produção de jogos digitais. E existe lá uma incubadora de empresas de desenvolvimento de jogos.
O professor Alyson alerta que existe uma grande carência de formação na área de jogos. “O que existe atualmente são adaptações de profissionais formados em outras áreas que acabam se adaptando para trabalhar com jogos. Então, nós estamos criando essa cultura aqui com novos cursos mais específicos.” Ele observa que existe uma gama de jogos sendo desenvolvidos, tanto para entretenimento quanto treinamento em diversas áreas, tais como, militar, motivacional, saúde, entre outras. E com o surgimento das lojas online, como a Apple Store e a Google Play, um jogo pode ser desenvolvido de qualquer lugar do mundo para ser vendido globalmente. Por isso, acredita que essa é uma carreira promissora para os jovens com boa formação na área.
Por: Tiazinha
Tem a possibilidade de marcar amistosos, ou algo só gênero com outras universidades do RN? Criar um campeonato, algo assim, a RIOT sempre esta disposta a da seu apoio, seria uma ótima ideia.
Pena que não faço parte da UFRN e afins
+ como ali disse que pelo menos 2 membros do time tem que ser de la
isso significa que 3 não é obrigatório.
Gostaria de saber como faço para saber mais hehehe
Abraços!!
Como faz para participar?
a melhor forma de ter mais informações é entrar em contato diretamente com o IMD, lá na UFRN…
PESSOAS DE OUTROS INSTITUTOS COMO IFRN PODEM PARTICIPAR?